12 de mai de 2014

Google agora fala português no Android

O Google lança hoje um nova versão do aplicativo de Pesquisa, que permite aos brasileiros conversar com seus dispositivos móveis. Os resultados das buscas ganham um novo formato e língua: agora, chegam ainda mais rápido ao usuário, em voz alta e em Português.
“Faz 15 anos que o Google evolui para transformar a busca em uma ferramenta que entende exatamente o que o usuário procura e devolve a informação que ele precisa. Hoje, damos mais um passo nessa direção, tornando a interação dos usuários com a busca ainda mais natural com base em tecnologias de reconhecimento e síntese de voz em Português”, diz Bruno Possas, Engenheiro-Chefe de Buscas do Google em Belo Horizonte.

Como parte da evolução para oferecer informação relevante e instantânea, o Google tem a capacidade de entender o contexto das buscas no formato de um diálogo. Por exemplo, ao perguntar “Quem é Cléo Pires?” e em seguida “Quem são os pais dela?” e “Ela tem irmãos?”, todas as respostas são relacionadas à atriz.

Para utilizar a ferramenta, basta clicar no ícone do microfone na barra de busca e perguntar o que quiser – desde calorias de alimentos, previsão do tempo, informações de datas comemorativas ou até curiosidades. Veja alguns exemplos:

    Quantas calorias tem uma maçã?
    Como está o trânsito até o Pacaembu?
    O Palmeiras ganhou o último jogo?
    Quem inventou o telefone?
    Vai chover amanhã?
    Qual é o elenco de Faroeste Caboclo?
    Qual é a duração do filme Era Do Gelo 4?
    Getúlio Vargas morreu de quê?

As novas funcionalidades transformam o smartphone em um assistente capaz de responder perguntas específicas como “Onde fica a farmácia mais próxima?” ou “Qual é o melhor caminho para minha casa?”.

A Pesquisa do Google atualizada está disponível a partir de hoje para os mais de 105 milhões de usuários de Internet no Brasil em qualquer dispositivo móvel com sistema operacional Android ou iOS e no navegador Chrome.



Fonte:  Googlediscovery


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...