29 de mar de 2014

10 coisas que o usuário do Android precisa saber sobre o Google Play

O Google Play é a alma do Android. É por lá que o usuário pode baixar os aplicativos que tornam o aparelho mais útil e inteligente, além de ser o espaço onde são definidas algumas configurações importantes do aparelho.
Contudo, nem todos tiram um tempo para conhecer melhor a ferramenta, principalmente os recém-chegados no ecossistema do Google. As dicas abaixo permitem entender mais profundamente a plataforma e foram feitas com base em artigo do GreenBot.

Gerenciar dispositivos pela web

Ir à Google Play pela web tem suas vantagens, inacessíveis quando o usuário o acessa pelo dispositivo. Algumas ferramentas, como o gerenciador de dispositivos, só aparecem pelo desktop.

Por exemplo, é possível gerenciar todos os aparelhos atrelados à sua conta no Google. Basta pressionar o botão em formato de engrenagem no canto direito e acessar Configurações. Nesta página, você pode dar apelidos para os aparelhos. Basta apertar Editar, digitar um nome, e clicar em Atualizar.

Gerenciar notificações e preferências de e-mail

Não quer ficar recebendo e-mails do Google sobre novidades do Google Play? Basta repetir os passos acima e desmarcar a opção Quero ser informado sobre as novidades e ofertas do Google Play. Você também pode desmarcar as notificações de respostas aos seus comentários, se preferir.

Checar seus pedidos

Quem tem o hábito de comprar apps no Google Play tem seu espaço. É só voltar à engrenagem, mas acessar Meus pedidos. Neste espaço, você pode rever tudo que você já comprou e filtrá-la por tipo, nome, preço, etc. Ali também é possível reportar um problema ou até mesmo solicitar reembolso. Basta clicar sobre o ícone dos três pontos, escolher Informar um problema, selecionar Desejo solicitar um reembolso e dar OK.

Proteger pedidos com senhas

Se várias pessoas usam seu aparelho, é importante evitar compras acidentais, principalmente se crianças costumam utilizá-lo. Caso seu aparelho ainda não tenha isso, entre no app do Google Play em seu dispositivo, e acesse a área de Configurações. Em Controle de Usuário, marque a opção Senha e siga os passos indicados.

Atualizar automaticamente seus apps

A ferramenta facilita a vida do usuário e diminui o número de notificações chatas. Para isso, no app no Android, basta acessar as Configurações novamente e entrar em Atualizar aplicativos automaticamente. Dê preferência à opção Atualizar aplicativos automaticamente somente via Wi-Fi para evitar gastar o plano de dados da sua operadora.

Você ainda poderá receber notificações sobre atualizações quando o app solicitar uma mudança nas permissões.

 Instalar widgets automaticamente

Os widgets são um diferencial do Android. Ativar esta opção pode mostrar quais apps têm widgets úteis e quais não. Claro, widgets demais podem deixar sua tela inicial poluída, mas eles são fáceis de ser removidos, então não há problemas.

Como visto no item anterior, entre em Configurações e marque a opção Auto adicionar widgets.

Filtrar conteúdo do Google Play

A loja tem conteúdo para todas as idades, então, dependendo de quem usa o aparelho, é bom filtrá-lo. Para isso, é necessário entrar no app e em Configurações. Em seguida, acesse Filtragem de conteúdo e selecione o tipo de material a que a conta pode ter acesso. Para confirmar, basta pressionar OK.

Procurar apps pela web

Os celulares estão evoluindo, mas nada ainda é mais confortável do que um bom teclado e um computador. Procurar apps pode ser bem mais prático na web do que no seu aparelho. Ao encontrar um aplicativo do seu interesse, você precisa apenas clicar em Instalar ou Comprar e seu dispositivo começa a baixar sozinho. Caso você tenha mais de um aparelho atrelado à sua conta, é necessário escolher para qual deles você quer enviar.

Remover aparelhos dos menus

Quando você troca de celular, seu antigo aparelho continua sendo mostrado eternamente nos menus, a menos que você faça algo para evitar isso. Pela web, repita os passos da dica 1 para entrar em Configurações. Na página de Meus dispositivos, desmarque os aparelhos que não deseja mais ver. Assim, na hora de baixar um app, você não precisará mais ficar escolhendo em qual dispositivo você quer instalar.

Filtrar apps otimizados para tablets

Aplicativos pensados para uma tela maior oferecem uma experiência melhor em tablets. Quem preferir ver apenas estas alternativas no Google Play, pode acessar a loja pelo tablet e entrar na seção de Aplicativos. Deslize o dedo para a esquerda e, em uma das páginas apresentadas, selecione a opção referente aos apps para tablets no menu superior. Assim, quando você navegar pela loja, apenas aqueles otimizados serão exibidos.


Fonte: Olhar Digital
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...