25 de fev de 2014

Anel escaneia texto e lê em voz alta para pessoas com deficiência visual

Sem braille por perto? Sem problema! Este dispositivo chamado FingerReader, criado pelo Fluid Interfaces Group, usa alta tecnologia para ajudar deficientes visuais a lerem; ele escaneia o texto impresso e narra para a pessoa.
Este pequeno vídeo (em inglês) mostra como ele funciona de diferentes ângulos, mas, para resumir: conforme seu dedo avança em um livro (ou Kindle), uma câmera no anel gigante grava e analisa as palavras, que são ditas com uma voz parecida com a de Stephen Hawking. 


Pistas táteis – como vibrações – são dadas ao usuário quando ele ou ela se aproxima do fim de uma linha e para marcar onde uma nova começa, assim como se ela começa a flutuar para fora da linha.

Além disso, aparentemente ele funciona como um excelente tradutor! Pense como deve ser fácil passar seu dedo por uma página em outro idioma e conseguir entender tudo o que está escrito.

Claro, um fone de ouvido seria muito bem-vindo, assim, o som não fica perdido em uma sala barulhenta (nem incomodaria outras pessoas em uma silenciosa), e pode ser difícil adotar algo tão novo como isso, mas certamente podemos enxergar um potencial nisso.


Fonte: gizmodo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...