9 de out de 2013

Camisetas bizarras criadas por designer só para confundir reconhecimento do Facebook

Curiosa e irritada com o sistema de reconhecimento facial do Facebook, que detecta rostos automaticamente e com precisão, a estudante de design Simone C. Niquille resolveu criar uma peça de roupa que busca não só estilo, mas também enganar a rede social e levá-la a marcar rostos famosos de pessoas que não estão presentes na imagem.
Algoritmo de reconhecimento fica maluco ao perceber rostos famosos na estampa.
 
As peças da linha FaceValue nasceram do projeto de mestrado da estudante e incluem uma estampa que parece uma camuflagem, mas que usa rostos famosos distorcidos e repetidos na composição, como Michael Jackson e Barack Obama.

O objetivo é ser uma "forma de distração" para o site, protestar contra a falta de privacidade e fazer com que o Facebook fique confuso com tantos rostos famosos na hora do reconhecimento facial. Apesar da quantidade de marcações, isso não impede que o rosto do dono da peça seja reconhecido.

Ainda que pouco convencional e não muito efetiva como forma de protesto (o Facebook só fica "confuso" na marcação, mas continua operando normalmente), a linha de roupas também serve para que a estudante ganhe alguns trocados. Niquille também pretende lucrar com a empreitada: cada camiseta é vendida por cerca de US$ 65 (ou R$ 150) no site do projeto, que também já vende acessórios como lentes de contato e pequenas próteses faciais.


Fonte: tecmundo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...