5 de ago de 2013

Busca no Google por panela de pressão resulta em visita policial nos EUA

O escândalo da espionagem cibernética nos Estados Unidos revelado por Edward Snowden também atinge os cidadãos do país. Uma família chegou a ter a casa visitada por oficiais porque pesquisou no Google sobre panelas de pressão.
A história é contada por Michele Catalano em seu post no Medium.com. Segundo ela, três fatores se sucederam para a abordagem policial: sua procura por uma panela de pressão, a busca de seu marido por uma mochila, e a curiosidade de seu filho, leitor ávido de notícias, que acessou links sobre como produzir bombas.

Tudo isso aconteceu um pouco depois do atendado a bomba em Boston, quando os terroristas utilizaram um artefato caseiro usando pedaços de metal colocados dentro de uma panela de pressão e colocados no local do ataque dentro de uma mochila.

Na ocasião, a imprensa do país se apressou para explicar como a bomba havia sido preparada, o que resultou na curiosidade de seu filho em ler sobre o assunto. Os fatores somados levaram à visita, que, obviamente, foi infrutífera. Segundo Catalano, os oficiais afirmaram que fazem isso cerca de 100 vezes por dia e 99 delas nunca dão em nada.

"Tudo que eu sei é que se eu for comprar uma panela de pressão em um futuro próximo eu não farei pela internet. Eu estou com medo, e não das coisas certas", ela conclui, ressaltando a desconfiança sobre a espionagem.

Fonte: olhardigital
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...