8 de fev de 2013

Dicas para navegar com segurança em redes Wi-Fi públicas

- Desative o compartilhamento de arquivos
Antes de se conectar a uma rede Wi-Fi pública, desative o compartilhamento de arquivos. Ao fazer isso, é possível afastar a possibilidade de alguém hackear, por exemplo, as músicas e fotos do seu computador, tablet, laptop ou celular.
Para não compartilhar com estranhos os seus arquivos, quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública, siga o passo a passo abaixo:
Em um computador ou laptop com Windows, vá até as configurações do PC e clique em grupo doméstico. Depois disso, selecione o que você não gostaria de compartilhar. No caso do sistema operacional iOS, procure por preferências do sistema e depois escolha o que deseja compartilhar.

- Adquira uma Rede Privada Virtual
Obter uma VPN (Rede Privada Virtual), geralmente utilizada por empresas, para acessar uma rede Wi-Fi pública é a opção mais segura para tráfego de dados, já que ela garante a privacidade dos seus arquivos pessoais com criptografia.

- Evite a conexão automática a redes Wi-Fi públicas
Verifique se o seu dispositivo está se conectando automaticamente à Internet ao encontrar uma rede Wi-Fi. Caso ele esteja, desabilite esta opção já que existem pessoas mal-intencionadas que podem roubar as suas informações.

- Use SSL
Para garantir a segurança da transferência de dados, como existe no e-mail, utilize o SSL (Protocolo de Camada de Sockets Segura) que garante a privacidade das comunicações. Assim, um desconhecido não pode ter acesso aos dados transmitidos entre duas ou mais pessoas.

- Cuidado com o nome da rede pública
Preste atenção ao nome da rede Wi-Fi pública que você irá se conectar. Existem pessoas mal-intencionadas que criam redes com nomes falsos para se passar, por exemplo, por uma loja com o intuito de roubar os arquivos do seu dispositivo. Por isso, certifique-se de que o nome do ponto de acesso não é falso.

- Mude constantemente as suas senhas
Procure usar senhas seguras e diferentes para contas distintas. Por exemplo, crie uma senha para acessar uma rede social e escolha outra para fazer uma conta de e-mail. Dessa maneira, os seus dados estarão protegidos já que você nunca vai utilizar a mesma senha em sites diferentes.

- Ative o firewall
Com o firewall habilitado, é possível que os hackers não tenham acesso as informações do seu computador através da rede Wi-Fi pública. Para ativá-lo em um aparelho com Windows, procure no painel de controle as configurações de firewall e ligue-o. No caso de um computador Mac, vá até preferências do sistema, selecione segurança e privacidade e ative o firewall. Em ambos os procedimentos, você precisará colocar a senha do administrador para ligar o firewall.

- Instale um antivírus
Para se proteger de vírus transferidos para o seu dispositivo por meio de uma rede Wi-Fi pública, é necessário instalar um antivírus para alertar quando alguém tentar comprometer o aparelho. Assim, o seu computador estará protegido contra ataques de hackers.

Fonte: tech tudo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...