27 de fev de 2013

Bill Gates e Zuckerberg participam de vídeo motivacional para programadores

Bill Gates, Mark Zuckerberg e outras celebridades da programação e do empreendedorismo digital participam de um vídeo feito pela Code.org para encorajar a ciência da computação como parte da educação de crianças. Eles contam sobre seus primeiros programas e experiências com computadores. Gates comenta sobre os primeiros códigos que fez até fundar a Microsoft. Zuckerberg fala sobre a experiência de criar programas para a Internet da sua época de universitário.
O vídeo começa com uma citação de Steve Jobs, fundador da Apple: “Todos neste país [EUA] deveriam aprender a programar um computador… porque nos ajuda a pensar”. As personalidades defendem que programação não é algo exclusivo para gênios e deve ser ensinado em larga escala. A gravação também mostra o interior das empresas de tecnologia, suas estruturas e como elas estão envolvidas com a inovação nos dias de hoje.
Além de Bill Gates e Mark Zuckerberg, há depoimentos também de Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, a rede de microblogs em 140 caracteres na Internet. Ruchi Sanghvi é executiva do Dropbox, uma das maiores corporações de computação em nuvem do planeta, responsável por inúmeros dados disponíveis na web. Já Gabe Newell é um dos fundadores e diretores de videogames da Valve, a empresa responsável pela maior loja online de jogos eletrônicos dos últimos anos, a Steam.

Gráficos da Code.org afirmam que haverá 1,4 milhões de oportunidades de emprego envolvendo computação nos Estados Unidos em 2020. No entanto, apenas 400 mil estudantes estarão estudando a ciência da computação na mesma época, estima a organização. Por isso, eles querem estimular a educação com informática para criar, cada vez mais, uma mão-de-obra graduada e especializada nos próximos anos.

E essa iniciativa interessa principalmente os grandes executivos de tecnologia dos EUA. Bill Gates criou uma indústria através de seu Windows e a Microsoft agora se expande nos games com o Xbox e o sensor de movimentos Kinect. Mark Zuckerberg quer melhorar a experiência do usuário com redes sociais para expandir seu negócio de publicidade com o Facebook.

A Code.org iniciou uma petição para incluir programação no currículo escolar regulares. A instituição quer estimular o interesse por tecnologia entre as crianças, antes mesmos delas decidirem se vão trabalhar com tecnologia ou inovação.



Fonte: tech tudo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...