6 de jan de 2013

Vale a pena comprar um e-reader?

Os e-readers chegaram de vez ao Brasil, com o lançamento do Kindle e do Kobo Touch. Os aparelhos voltados para a leitura de livros digitais foram lançados no país com preços populares, mas ainda geram dúvidas se são boas opções de compra, principalmente se comparados aos tablets. Conheça, então, os principais pontos que se deve ter em mente na hora de decidir se vale a pena investir nesta forma diferente de ler livros.
 A principal vantagem dos e-readers é que eles são muito melhores para leitura do que os tablets atuais. A afirmação pode soar chocante para os amantes de aparelhos com grande poder de processamento, como o iPad, mas os e-readers tem uma carta na manga chamada "tela de e-ink". Esse tipo de display proporciona uma imagem muito mais natural e próxima a uma página impressa em papel, com muito pouco reflexo e alta definição do texto.

As telas dos tablets atuais, feitas com LED e LCD, oferecem imagens vibrantes, mas cansativas para longas horas de leitura. Outra desvantagem é que elas são muito reflexivas, principalmente ao tentar utilizar o aparelho a céu aberto. As telas dos e-readers, ao contrário, são ideiais para leitura até mesmo em ambientes externos.

Porém, a grande desvantagem dos displays de e-ink é que eles só têm bom desempenho na exibição de texto. Além de só exibir conteúdo em preto e branco ou tons de cinza, as imagens também não ficam muito bonitas na tela dos leitores de livros digitais.
 Feitos para um propósito: ler
Por mais que se negue, um dos principais atrativos dos tablets são os recursos multimídia. Jogos com excelente qualidade gráfica, filmes em HD e acesso a tudo que a internet oferece tornam os aparelhos uma grande fonte de entretenimento e informações. Com isso, fica mais difícil se concentrar em uma tarefa tão simples quanto ler um livro, com a barra de notificações mostrando as atualizações das redes sociais e a chegada de e-mails.

Os leitores de e-books, por mais que sejam muitas vezes considerados feios e sem recursos, focam em somente um objetivo. Ou seja, se você pegar o seu dispositivo, dificilmente fará outra coisa senão ler um livro de sua preferência.

Fonte: Tech Tudo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...