15 de jan de 2013

Sua denúncia pelo Facebook realmente funciona?

Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Facebook não poderia escapar de ser um reflexo da sociedade – mesmo no que ela tem de pior. Quem navega muito pela rede social sabe que não é difícil esbarrar em conteúdos inadequados. Seja pelo uso indevido de material gerado por terceiros ou por claras violações aos direitos humanos, várias páginas acabam sendo denunciadas por outros usuários. Mas será que isso funciona?
De acordo com as regras da rede social, se o post for uma violação clara dos termos de uso da plataforma, sim. Isso tem sido frequente em casos de quebra de direitos autorais e perfis falsos. Mas, se o assunto é conteúdo ofensivo, a denúncia pode ser perder na subjetividade dos avaliadores.

Como funciona

Quando você acusa um conteúdo no Facebook é preciso indicar uma razão para a denúncia. Em seguida, ela é avaliada por um funcionário – segundo o próprio Facebook, eles são centenas, estão distribuídos ao redor do mundo e entendem mais de 24 línguas. Disponíveis todos os dias para atendimento, a equipe responsável pelas denúncias é dividida em quatro grupos – Equipes de segurança, ódio e intimidação, acesso e de conteúdo abusivo.

A razão indicada para a denúncia é que filtra o que vai para cada equipe. Se um dos avaliadores considerar que o conteúdo denunciado realmente fere os termos de uso da rede, ele será removido e seu autor notificado. O autor também pode sofrer sanções às suas publicações – desde restrição de certas palavras e desativação da conta ao encaminhamento às autoridades competentes. 

Como proceder

Caso a página denunciada não seja apagada pelo Facebook, existem caminhos alternativos.
No primeiro semestre de 2012, a própria rede passou a encorajar o usuário a enviar a denúncia diretamente ao autor do conteúdo, a fim de resolver o problema sem a necessidade de intervenção de sua equipe. Essa é uma medida útil para questões mais leves - quando você conhece o dono da página ou quando a violação tenha sido cometida por desatenção do autor.

Caso o conteúdo que você queira denunciar viole as leis brasileiras, você terá mais sucesso fazendo sua denúncia diretamente à Polícia Federal ou ao SaferNet Brasil, que encaminha as denúncias ao Ministério Público Federal.

Por meio desses sites  é possível denunciar páginas que se enquadrem nas seguintes categorias: pornografia infantil, racismo, apologia e incitação a crimes contra a vida, xenofobia, neonazismo, maus tratos contra animais, intolerância religiosa, homofobia e tráfico de pessoas.

Fonte: Tech tudo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...