8 de dez de 2012

Street View permite explorar prédios danificados no terremoto do Japão

O Google Street View liberou imagens de prédios devastados no terremoto que atingiu o Japão em março de 2011. Os novos panoramas - que permitem ao usuário caminhar pelos prédios e mudar de andares, para melhor entender a destruição -, podem ser acessados via Google Maps ou no projeto "Memories for the Future" (Memórias para o futuro, em português).
 O Google já havia divulgado fotos da região destruída no final de 2011. Para mostrar o interior dos prédios, a companhia usou a tecnologia do "Business Photos" e trabalhou em conjunto com quatro governos municipais na região de Tohoku para fotografar mais de 30 prédios.

Segundo o Google, o projeto, liberado na quinta-feira (6/12), veio em boa hora, já que havia um debate intenso na região sobre o que deveria ser feito com estas construções. Enquanto alguns defendiam que os prédios deveriam ser mantidos como forma de lembrar a tragédia, outros acreditavam que mantê-los dificultaria a cura de diversas feridas emocionais.

Depois de consultar os cidadãos, o governo local decidiu demolir os prédios, o que fez com que o Google se apressasse para fotografá-los.

A companhia informou que pretende continuar com o projeto no Japão, documentando construções em duas cidades da região de Iwate – Ofunato e Kamaishi – nas próximas semanas e outras cinco em Miyagi até o final do ano. Em nota, o Google afirmou que disponibilizará logo os dados: “É uma forma de pagar tributos tanto para a tragédia quanto para os esforços na reconstrução”.

Fonte:Tech Tudo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...