22 de nov de 2012

Facebook quer banir sistema de votos dos usuários

Os dias de democracia do Facebook parecem estar contados. A empresa quer abolir o sistema de votação que permite aos seus usuários aprovar ou reprovar mudanças implantadas na rede social. Hoje, mudanças no serviço (como novas regras de privacidade, por exemplo) costumam ser avaliadas pelos usuários por meio de votação.
De acordo com o modelo atual, as mudanças ficam abertas para discussão por sete dias. Caso a conversa receba mais de 7 000 comentários, o Facebook abre uma votação para consultar os clientes sobre a novidade.

Para que uma votação seja validada, é preciso que, pelo menos, 30% dos usuários (cerca de 300 milhões de pessoas) participem da consulta. Entretanto, segundo o vice-presidente de Comunicação e Políticas Públicas do Facebook, Elliot Schrage, o atual modelo não tem sido eficaz.

“O atual mecanismo resultava em um sistema que incentiva a quantidade de comentários e não a qualidade”, afirmou ele, em comunicado divulgado na quarta-feira (21). Ao mesmo tempo, o sistema de votos não atrai a atenção dos usuários.

Consulta realizada em junho passado sobre os direitos e deveres dos usuários do serviço atraiu 342 mil usuários - apenas 0,038% da população da rede social naquele momento. O Facebook, por sua vez, divulga de forma tímida as votações.

Caso seja aprovado, o novo regulamento deve transferir para a diretoria da companhia o poder de decisão sobre as mudanças e limar um canal de consulta aos seus usuários.

Fonte:Info Abril

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...