1 de nov de 2012

Começam a valer metas da Anatel sobre velocidade da banda larga

A partir desta quinta-feira (1º), as empresas que prestam serviço de banda larga fixa e móvel passam a ter que seguir as regras determinada pela Anatel em resolução divulgada no "Diário Oficial" em outubro de 2011. 
Na prática, isso quer dizer que a banda larga disponibilizada ao consumidor terá que ter velocidade instantânea (registrada ao longo do dia) de ao menos 20% da velocidade contratada. Já a velocidade média mensal tem que ser de pelo menos 60% da velocidade contratada.

Essas metas serão ampliadas ano a ano. A partir de novembro de 2013, por exemplo, a velocidade mínima deverá subir para 30% da contratada --no ano seguinte, o número sobe para 40%. Já as velocidades médias devem subir para 70% (a partir de novembro de 2013) e 80% (a partir de novembro de 2014).

Quem quiser medir a velocidade de sua banda larga pode usar o Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha, que é usado pelo Inmetro para avaliar a conexão. O serviço está disponível para ser usado em computadores, tablets e smartphones 
(acesse aqui). Há também um site disponibilizado pela própria Anatel para fazer a medição  (veja aqui).

O usuário que descobrir que seu prestador não está cumprindo as metas deve, inicialmente, procurar a empresa que fornece o serviço, recomenda a Anatel. Se não houver mudanças, ele pode reclamar com a própria Anatel ou procurar outros órgãos de defesa.

Fonte: G1.globo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...