18 de out de 2012

Twitter censura grupo neonazista na Alemanha

O Twitter divulgou nesta semana que usou pela primeira vez sua ferramenta de censura local. A rede de microblogs que bloqueou os tuítes da conta @hannoverticker de serem visualizados por usuários da Alemanha, a pedido do governo do país.
A conta é gerenciada por um grupo chamado Besseres Hannover ("Hannover melhor"), suspeito de operar uma associação criminosa, segundo a polícia alemã. Os tuítes da conta, no entanto, ainda estão visíveis para usuários do resto do mundo.

A decisão foi anunciada por Alex Macgillivray, diretor do departamento jurídico do Twitter por meio de seu perfil na rede social.

"Nós anunciamos a habilidade de bloquear conteúdo em janeiro e agora nós a estamos utilizando pela primeira vez em um grupo ilegal na Alemanha", afirmou Macgillivray. "A empresa nunca quis reter conteúdo, mas que é bom ter as ferramentas para fazer isto cuidadosamente e com transparência", completou o diretor, divulgando o link para a carta da polícia de Hannover, bem como para o post no qual explica as condições de retenção de conteúdo.

A carta enviada pela polícia de Hannover ao Twitter não cita quais são os atos criminosos do qual a organização é culpada, mas o Finantial Times, cita reportagens alemãs de que o grupo estaria envolvido em distribuição de material racista em escolas e ameaças contra imigrantes no país.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...