30 de out de 2012

Microsoft lança Windows Phone 8: "o smartphone mais pessoal de todos"

A Microsoft lançou a nova versão de seu sistema operacional para smartphones nesta segunda-feira em São Francisco, nos Estados Unidos. O Windows Phone 8, lançado poucos dias depois do Windows 8 e do tablet Surface - apostas da empresa em duas áreas distintas, software e hardware - é uma tentativa de conquistar mais mercado na telefonia móvel, onde conta com apenas 4% do total mundial. 
 No evento, o sistema foi exaltado por tornar os smartphones mais "pessoais", com foco nos indivíduos. O anúncio foi marcado por críticas aos sistemas operacionais dominantes, uma estratégia coerente com a opção da Microsoft por destacar os diferenciais de seu novo produto ante a concorrência do iOS, da Apple, e o Android, do Google.

 Pela primeira vez, a companhia mostrou as vantagens que identifica no seu sistema em comparação com os principais dispositivos concorrentes. "Nossa escolha é por colocar as pessoas no centro da experiência, não ícones ou aplicativos. Não nos concentramos em feeds, como Android e iOS fazem", afirmou o vice-presidente da Microsoft, Joe Belfiore. "Se você observar os smartphones atuais, verá que eles não evoluíram muito. Essencialmente, a mesma interface do iOS foi copiada pelo Android", disse ele.

Os aplicativos foram bastante destacados durante a apresentação. Uma das principais funcionalidades do Windows Phone 8, segundo Belfiore, é a possibilidade de atualizar a tela bloqueada do smartphone com informações e fotos recentes automaticamente. Assim, olhar para a tela do celular é sempre uma experiência nova, segundo Belfiore: diferente das telas estáticas dos aparelhos com iOS e Android, criticadas pelo vice-presidente.
Smartphone para todos
A integração do Windows Phone 8 com outros smartphones foi destacada no evento. É possível transferir conteúdo do iTunes diretamente para um dispositivo com o sistema móvel da Microsoft, assim como compartilhar entradas de calendário com outros aparelhos - mesmo o iPhone, da Apple.

A atriz Jessica Alba foi convidada para falar sobre sua experiência com o Windows Phone 8. Ela serviu como modelo de "mãe trabalhadora", uma das tantas categorias para as quais a Microsoft exemplificou as utilidades de seu novo sistema operacional. Segurança e dinamismo foram algumas das características mais mencionadas pela atriz, em conversa com o vice-presidente da empresa. Alba afirmou que até então utilizava um iPhone, mas identificou as vantagens do Windows e agora adota um smartphone com Windows Phone 8.

Fonte: terra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...