15 de out de 2012

Carros sem motorista da Google percorrem 480 mil quilômetros

Você sabe o que é um carro autônomo? É um carro que se locomove sem motorista! Isso mesmo pode acreditar. Também conhecido como veículo de autocondução o carro é capaz de cumprir com todas necessidades e/ou capacidades para o transporte humano de um carro tradicional.
Ele detecta todas as informações do ambiente e navega por conta própria, bastando escolher o destino sem que seja necessário realizar qualquer outra operação no veículo até chegar no local desejado. 

Técnicas como radar convencional, radar laser, GPS e visão por computador são aliadas a sistemas avançados de controle que interpretam as informações para identificar os caminhos de navegação adequados, bem como os obstáculos e sinalização relevante. A atualização de mapas com base em estímulos sensoriais permite a navegação também em ambientes desconhecidos.
O Departamento de Trânsito nos Estados Unidos, emitiu a primeira licença para um carro de autocondução em maio de 2012, sendo um Toyota Prius modificado com a tecnologia driverless experimental da gigante Google. 

A frota de 05 veículos autônomos desenvolvidas pela Google já completou mais de 300 mil milhas (cerca de 480.000 km) sem causar acidentes. Por esta razão a empresa já intensifica os testes enviando alguns de seus carros autônomos para completar tarefas humanas reais, como por exemplo dirigir no trânsito urbano.

Entre as vantagens apontadas por especialistas estão:

  1. Menos colisões de trânsito devido ao aumento da confiabilidade do sistema autônomo se comparado a motoristas humanos;
  2. Remoção de restrições sobre o ocupante, não importando se jovens demais, velhos demais ou se o seu estado de espírito não está apropriado para dirigir um carro tradicional, além de a deficiência física não ser mais um problema;
  3. Alívio da escassez de estacionamento pois os carros poderiam deixar passageiros, ir estacionar longe e depois voltar para pegá-los.

Fonte:duniverso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...