26 de mai de 2012

Facebook lança aplicativo similar ao Instagram: Facebook Camera




O Facebook lançou nesta quinta-feira, 24/5, o Facebook Camera, um novo aplicativo para iPhone que permite navegar através das fotos de seus amigos e compartilhar suas próprias imagens em seu dispositivo móvel. Este era um reino dominado pelo Instagram, porém eles não têm muito com o que se preocupar, já que o serviço foi comprado pela rede social de Mark Zuckerberg em abril deste ano. 

Ao abrir o app, ele exibe uma faixa na parte superior da tela com o Rolo da Câmera do seu celular, juntamente com um botão para registrar uma nova foto, à esquerda. Logo abaixo, está a aba Friends, que mostra as imagens registradas pelos seus amigos (o mais interessante é que o aplicativo mostra não apenas as fotos que foram tiradas através do app, mas todas as imagens compartilhadas), com a possibilidade de expandir a visualização, ao tocar em um delas. Há uma segunda aba chamada Me, que contém as suas fotografias, incluindo as que foram registradas pelo usuário ou aquelas nas quais você está marcado. 

Na hora de tirar uma foto, há os controles padrão da Câmera, só que com um design um pouco diferente. Ao registrar o momento, é possível cortar a imagem, aplicar filtros (que não são os mesmos do Instagram, apesar de muito parecidos) e, claro, compartilhá-la no Facebook - o mesmo pode ser feito com as fotografias que já estejam armazenadas no aparelho. O app detecta rostos automaticamente nas imagens, e pergunta se você deseja marcar seus amigos. Outra novidade interessante é que você pode enviar mais de uma foto por vez, selecionando as imagens na sua galeria. 


Essa é a versão 1.0 do app, logo alguns bugs são esperados. Alguns filtros não são aplicados da maneira correta e os previews - que deveriam mostrar o resultado da imagem com o filtro, às vezes exibem fotografias diferentes. Em outros momentos, as fotos do usuário eram exibidas na aba de amigos, o que pode ser corrigido facilmente ao alternar entre as duas abas (Me e Friends).

As comparações com o Instagram são inevitáveis, contudo os apps não parecem competitivos entre si. O Facebook Camera é um app mais voltado para o propósito do Facebook, e se integra de maneira muito melhor à rede social, compartilhando os conteúdos apenas com seus amigos. O Camera é gratuito e, por enquanto, está disponível apenas em inglês e na loja americana da Apple


Para fazer a instalação do Facebook Camera, clique AQUI.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...