20 de abr de 2012

Receba as estatísticas de uso do seu Gmail com Gmail Meter

Seria legal saber alguns dados sobre sua conta de e-mail, não é mesmo? Bom, para isso, Romain Vialard, Top Contribuidor da Google Apps Scripts, lançou nesta quinta-feira (19/04) o Gmail Meter, uma nova ferramenta que traz estatísticas e até gráficos sobre todos os hábitos que você possui em seu e-mail.

Anunciada no Blog Oficial do Gmail, a ferramenta envia relatórios no 1º dia de cada mês contendo diferentes estatísticas de seu e-mail. Ela oferece dados como o número de mensagens importantes, pessoas que mais enviam e-mails para você, quantas mensagens você enviou e outras estatísticas de volume. O serviço também oferece uma estimativa de quando você recebeu e enviou mensagens durante o mês, em um resumo do tráfego diário de sua conta. Padrões de tráfego também serão mostrados.


Veja algumas estatísticas disponíveis:


  • Estatísticas de Volume: quantidade de emails recebidos, enviados, quantos são importantes, têm estrelas, etc.
  • Tráfego diário
  • Tráfego semanal
  • Categorias de email
  • Tempo de demora a responder
  • Contador de palavras
  • Contador de conversação
  • Remetentes e destinatários mais frequentes




Entre os gráficos disponíveis está o que mostra a distribuição percentual das mensagens recebidas e enviadas durante a semana. Outra opção mostrará a gestão de seu e-mail, ou seja, quantos então na caixa de entrada, quantos estão no lixo, e por aí vai. Também dará para ver o tempo que você e seus contatos demoram para responder um e-mail.


O Gmail Meter também mostrará quantas palavras seus e-mails possuem. Dará para ver quantos têm menos de 200, 100, 50, 30 ou 10 palavras. Tópicos também serão mostrados, ou seja, a ferramenta ajudará a entender os casos em que você participa de longas conversas, o que gera longos tópicos. Por último, também dará para ver com quem você se comunica mais.


Para configurar o Gmail Meter, é fácil, fácil: abra o seu Google Docs e crie uma nova planilha; depois, vá em Ferramentas, selecione a opção Galeria de Script e busque pelo script "Gmail Meter"; agora, basta instalar, dar as permissões necessárias. A Opção "Gmail Meter" aparecerá no menu de opções. Clique e selecione "Obter Relatório".

Se você tiver problemas com a instalação, não se preocupe, não é nenhum erro com o seu computador. Devido à alta demanda de pedidos de instalação, a Google diz que há demora no processo. A empresa já está trabalhando para corrigir o problema.

Assim que o relatório estiver pronto, será enviado automaticamente para o seu e-mail. A partir daí, todo dia 1º de cada mês, você receberá gráficos e estatísticas sobre sua própria conta de e-mail. 

Aproveite para ver abaixo o vídeo de divulgação do serviço:



Fonte: OlharDigital
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...