16 de mar de 2012

Indiano volta para casa 25 anos depois graças ao Google Earth

O jovem Saroo Brierley, perdido há 25 anos, conseguiu regressar à sua aldeia natal na Índia, vindo da Austrália onde hoje reside, graças aos mapas de satélite do Google Earth.

A Índia é um dos maiores países do mundo e também dos mais populosos, por isso, quando uma criança se perde pode passar metade da vida à procura de uma forma de voltar a casa.

Foi isso precisamente que aconteceu a Sarroo Bierley que com apenas seis anos se perdeu com o seu irmão enquanto mendigavam na estação ferroviária de Khandwa, segundo o blogue 'lt 1040'. Agora, 25 anos depois conseguiu voltar para casa e reencontrar os seus pais graças à ajuda do Google Earth.

A vida deste jovem indiano de 31 anos deixa pouco a invejar às aventuras dos protagonistas do filme "Quem Quer ser Bilionário". Tudo começou numa tarde de 1987, quando Saroo e o seu irmão embarcaram no comboio errado e adormeceram tranquilamente, pensando que estavam de regresso a casa.

Ao acordar, dez horas depois, as crianças descobriram que estavam num local completamente desconhecido. Durante o mês seguinte Saroo tentou voltar a casa por todos os meios. Na tentativa quase que se afogou nas águas do rio Ganges e conseguiu fugir de um homem que o queria vender como escravo. Como se isso não bastasse poucos dias depois o seu irmão desapareceu.


Por sorte, a criança foi resgatada por uma ONG, que o declarou como menino perdido. Acabou por ser adotado por uma família australiana, que lhe deu o apelido de Brierley e uma nova vida na Austrália.

Brierley disse que passou uma década usando o Google para tentar achar pistas sobre sua cidade natal. “No Google Earth, passei muitas horas dando zoom e procurando algo que eu reconhecesse”, contou ao jornal “Tasmania Mercury”.

A partir de uma memória vaga de como era a estação de trem de Khandwa e o entorno da região, ele conseguiu achar sua cidade natal no Google Earth, chamada Ganesh Talai. Feito isso, ele entrou para um grupo no Facebook da vila, enviando mensagens aos outros membros para achar informações sobre sua família.

Ele viajou então à Índia e andou pelas ruas da sua cidade natal até encontrar sua família.  “Mantive em minha memória as imagens da cidade onde eu cresci, as ruas onde eu andava e os rostos dos meus familiares”, relembrou.

Sua mãe, Kamla, disse que tentou procurá-lo, sem sucesso depois que o menino desapareceu. “Ainda hoje eu não acredito que consegui encontrar minha família, considerando o tamanho da população na Índia e como eu era novo quando me perdi.”
Fonte: DN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...