7 de fev de 2012

Google lança Chrome para Android


Com mais e mais pessoas que se conectando à Internet por meio de um smartphone ou por meio de tablets ao invés de utilizarem um computador desktop, a Google está trazendo o seu navegador Chrome para os mais novos modelos equipados com o Android 4.0. 

"Este é um grande momento para nós", disse Sundar Pichai, Vice-Presidente da Google para o Chrome e aplicações. "O mundo está se tornando móvel a uma taxa fenomenal. Usando a Internet em um dispositivo móvel, penso eu, está em seus estágios iniciais, e achamos isso um grande passo na direção para onde estamos indo." 

A empresa de análise StatCounter, nesta segunda-feira, divulgou que a percentagem de acessos à internet por meio de um smartphone quase dobrou nos últimos 12 meses passando, de 4,3% para 8,5%.

Em novembro, o Chrome ultrapassou o Mozilla Firefox e se tornou o segundo browser mais utilizado mundialmente atrás somente do Microsoft Internet Explorer, de acordo com a StatCounter, e tem mais de 26 por cento do mercado de navegadores em todo o mundo e continua crescendo, enquanto o Internet Explorer tem cerca de 40 por cento e mas está apresenta tendência de queda nos últimos meses.

A Google espera que a utilização do Chrome no Android leve mais usuários de smartphones a utilizarem o seu browser e atrair desenvolvedores independentes de software para se concentrar mais em aplicativos que rodam em produtos do Google. 

"Todos os nossos dados mostram o uso crescente da Web em celulares e tablets", disse Pichai. "Assim, nosso objetivo era construir um navegador móvel desde o início que proporcionasse a mesma rápidez que as pessoas estão acostumadas com a versão para computadores em seus desktops, e ultrapassar os limites do que é possível na internet móvel". 

Outro objetivo era unificar uma conta de usuário do Chrome no desktop com seus dispositivos móveis por meio do login do usuário em sua conta Google.

"Esse não é um Chrome simplificado", disse Arnaud Weber, Gerente de Engenharia para o Chrome . "Este é o Chrome completo." 


                          (Clique em [CC] para assistir ao vídeo com legendas em português)

Esse é um dos motivos do Chrome para Android ser direcionado para uso exclusivamente nos novos modelos de smartphones com chips mais poderosos que também rodam a mais recente versão 4.0 do Android, apelidado de "Ice Cream Sandwich" pelo Google. Modelos como o Galaxy Samsung Nexus e Smartphones Nexus S, e os tablets da Motorola Xoom e Asus Transformer Prime e os demais dispositivos Androids com o Ice Cream Sandwich serão capazes de executar o Chrome. 

"Estes dispositivos são muito poderosos, mas são muito menos poderosos do que um computador desktop", disse Weber. "Em um dispositivo como esse, nós apenas temos que tirar o máximo de performance que conseguirmos".

O Chrome agora está disponível na versão beta no Android Market em países e idiomas selecionados, para celulares e tablets com Android 4.0 Ice Cream Sandwich.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...