21 de fev de 2012

Google está desenvolvendo um gerador de senhas para o Chrome


Um gerenciador de senhas para o Chrome estaria a caminho. A ideia seria ajudar os usuários do navegador na hora de criar senhas seguras para os seus serviços.

Quem dá a dica é o pessoal do PCWorld, que garante ainda que uma das funções do aplicativo seria também a de gerar senhas, auxiliando a todos na hora de se criar uma senha mais segura para proteger emails, redes sociais e tudo o mais que há em contas privadas da web.

O projeto todo é descrito de forma mais detalhada em uma página no Chromium Project, que guarda dados e informações sobre o desenvolvimento tanto do navegador quanto do sistema operacional Chrome OS. Por meio de processos heurísticos, o navegador será capaz de identificar quando uma página solicita a criação de uma senha.

Com isso, um pequeno ícone em forma de chave aparece no campo e, ao clicar sobre ele, você recebe uma sugestão de senha. Você deve aprovar ou não, afinal, muitas vezes a sugestão pode esbarrar nos pré-requisitos definidos pelo site em questão para a criação de uma senha. Se a palavra sugerida é aceita, o navegador automaticamente a sincroniza com todos os demais dispositivos em que você utiliza o Chrome e está logado.

Autenticação sem senha
O objetivo final do projeto é fazer com que os usuários não precisem saber de suas senhas para acessar um site, permitindo que tudo seja autenticado via navegador. É claro que, cedo ou tarde, você precisaria saber da sua senha, daí a necessidade de criação de uma página segura em que qualquer usuário poderia ver a palavra que guarda sua conta.

A Google admite, entretanto, que tudo não seria tão simples assim. Um dos problemas a ser enfrentado seria o fato de que somente novas senhas estariam armazenadas da forma descrita acima. Outro empecilho deve ser a função autocompletar de alguns serviços, que também não teriam as senhas reconhecidas pelo gerenciador do Chrome.

Por fim, outro problema fácil de ser visualizado seria o fato de todas as suas senhas estarem registradas em um único lugar. Caso você seja hackeado, coloca em risco de uma só vez a segurança de todos os serviços que utiliza na web.



Fonte: Tecmundo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...