1 de fev de 2012

Facebook se prepara para levantar US $ 5 bilhões


O Facebook está se preparando para levantar US $ 5 bilhões com a oferta inicial de ações (IPO em inglês) da companhia e fazer com que centenas (talvez milhares) de seus empregados se tornem milionários nesse processo. 


Boatos de oferta pública de ações do Facebook foram ouvidos durante anos, e era continuamente desmentidos pelo seus executivos Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg.  Posteriormente, a empresa reconheceu abertamente que a oferta de capital era de fato inevitável.

A demora na tomada dessa decisão foi possível, em parte, pelo surgimento de mercados secundários e programas especiais de venda de ações, que vinham permitindo aos novos empregados venderem parte de suas ações valiosas em busca de liquidez. Essas vendas ajudaram a reduzir a pressão interna para a abertura de capital, o que deu ao Facebook mais tempo para se preparar.

O Facebook também recebeu uma ajuda oficial em 2008, que lhe permitiu evitar algumas regras dos Órgãos Reguladores do mercado de Bolsas de Valores, que teria determinado que a empresa começasse a liberar alguns de seus valores financeiros publicamente (O Facebook argumentou na época que a maioria de seus acionistas eram empregados - e seu pedido foi aprovado).

Como regra para a abertura de capital, o Facebook começa a revelar seus números que ilustram o tamanho da empresa.

- 845 milhões de usuários ativos mensalmente
- 483 milhões de usuários ativos diariamente
- 100 bilhões de conexões de amizade até o final de 2011
- 2,7 bilhões de "Likes" e comentários por dia durante os últimos 3 meses de 2011
- 250 milhões de fotos transferidas para o site diariamente
- US$ 3,7 bilhões em receitas em 2011
- US$ 1 bilhão de lucro

Agora é esperar a oferta pública das ações do Facebook.

Fonte: TechCrunch



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...