24 de fev de 2012

Como tornar o Gmail o aplicativo de e-mail padrão no seu navegador?



Sabe aqueles links que você encontra em sites para enviar resposta por email, o chamado Mailto:? Normalmente quando se clica ali, é aberta a janela do programa Outlook. Para quem usa o Gmail pelo navegador, isso é uma chateação, pois normalmente essas pessoas não utilizam o Outlook e nem precisam cadastrar suas contas do Gmail nesse aplicativo. 
Para resovler essa questão, veja o tutorial abaixo feito pela equipe do Techtudo e veja como fazer o navegador entender que você quer enviar e-mails usando o Gmail, sem que para isso seja necessário instalar outro aplicativo.
No Chrome
Passo 1. Abra o Gmail no Chrome (deve ser feito na janela do Gmail);
Passo 2.  Pressione Ctrl + Shift +J (Windows) ou Cmd + Opt +J (Mac) para abrir o editor nativo de JavaScript do Chrome;
Passo 3. Cole o seguinte texto: 
  1. navigator.registerProtocolHandler("mailto",
                                      "https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s",
                                      "Gmail");
 no editor e pressione Enter. 
Como fazer o Gmail abrir links “mailto:” no navegadorComo tornar o Gmail o aplicativo de e-mail padrão?(Foto: Reprodução)
Passo 4. O Chrome vai perguntar se você permite que o Gmail abra todos os links para emails. Clique no botão “Use Gmail”. Pronto! 
Para testar se funcionou, clique neste link de mailto: e deverá ser aberta janela com uma  nova mensagem para ser enviada pelo no Gmail.


No Firefox
No Firefox, este recurso já existe há mais tempo. Mas existe uma maneira mais fácil de fazer a mesma coisa. Abra "Opções", clique na aba "Aplicativos" e localize o tipo de conteúdo “Mailto”. No menu dropdown da coluna "Ação", selecione “Abrir com o Gmail” e clique em "Ok".
Como fazer o Gmail abrir links “mailto:” no navegadorComo tornar o Gmail o aplicativo de e-mail padrão? (Foto: Reprodução)
Via TechTudo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...