13 de fev de 2012

BlackBerry apresenta telefone-conceito que pode mudar o jogo do mercado


Modo de sobrevivência para BlackBerry

Com sua participação no mercado diminuindo nos últimos meses, não é segredo que nos últimos anos, a RIM/BlackBerry perdeu sua vantagem contra a Apple e Android e enquanto seus últimos e fiéis usuários chamados "Crackberry" defendem o BlackBerry até à morte, os smartphones com layouts mais moderos com com muito mais aplicações da Apple e Android têm sido uma pedra no sapato da RIM/Blackberry.

Por esta razão, designers raramente prestam atenção ao BlackBerry, já que está muito mais na moda inovar nos produtos da Apple ou nos telefones com Android. Mas isso parece não ter parado a RIM/Blackberry, que agora apresenta um projeto conceito competitivo e único que poderia dar um novo fôlego à marca, tanto que parece que o projeto foi priorizado pela empresa.

O conceito usa uma nova tecnologia de tela que é flexível, leve e transparente, e o aparelho apresenta um envoltório "inteligente" ao redor da tela que pode dizer a diferença entre um comando intencional ou apenas a mão segurando o telefone. Isso é demais!!!

As câmeras frontal e traseira estão posicionadas sob as telas. Quando necessário, a área ao redor da lente da câmera se torna transparente permitindo o uso das câmeras. O envoltório em torno da tela pode permitir  espaços de trabalho separados e/ou uma maior interação tridimensional com o dispositivo. Benefícios óbvios que poderão ser utilizados em aplicações de divertimento, negócios ou simplesmente facilitar a usabilidade da navegação entre as telas e menus.

Bônus: inteligência artificial

O envoltório ao redor da tela permite a simulação de botões na parte inferior para a navegação e até mesmo jogos - imagine controlar o seu telefone de ambos os lados! O projeto também dispõe de uma forma assimétrica para que você, somente com as mãos, saiba como está segurando o telefone sem precisar olhar para ele.

O botão do aparelho serve para várias funções, assim como no BlackBerry tradicional, por isso a sensação não é muito distante do dispositivo tradicional. O que é fascinante, no entanto, é a adição de inteligência artificial que pode prever as intenções do seu dedo, de modo que quando você pressiona um botão para executar um aplicativo, ele pode identificar, ao contrário de quando você pega o aparelho do bolso e bate sem querer em um monte de botões apenas tocando na tela.

Os aparelhos atuais da Blackberry não costumam apresentar boa qualidade nas fotos tiradas, mas isso tudo pode mudar com este novo conceito em que as estão por trás da tela e as luzes da tela reais podem até agir como o flash. Vamos esperar e torcer para que a BlackBerry leve esse conceito adiante e o lance futuramente no mercado - que se poderia acirrar a disputa de mercado com os seus concorrentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...