2 de fev de 2012

Bibliotecas inovam com empréstimo de Chromebooks


As bibliotecas públicas de Palo Alto na Califórnia sempre foram  conhecidas como lugares onde você pode conferir e levar para casa emprestados, livros, revistas, CDs e DVDs. No entanto, as Bibliotecas Municipais de Palo Alto estão levando o conceito de empréstimo a um novo patamar, permitindo que os seus usuários peguem Chromebooks emprestados para levarem para casa por uma semana a cada vez. O projecto-piloto, em parceria com o Google Chrome, está em andamento pelo perído de 30 janeiro até 31 março de 2012.

Os Chromebooks estão disponíveis nas três bibliotecas da cidade para os usuários registrados e com idade a partir de 14, por ordem de chegada. Seis desses computadores estão disponíveis em cada biblioteca. Não há nenhuma taxa pelo empréstimo, no entanto, multas são cobradas em caso de atraso na devolução.

O Chromebook, um laptop simples e leve baseado em navegador Google Chrome, é rápido, seguro e simples de usar. Ele usa a computação nas nuvens em vez de executar softwares ou armazenar arquivos diretamente no computador. Pelo fato de todas as operações ocorrem por meio da web e não no computador, Chromebooks não exigem atualizações manuais, software de segurança, ou a redefinição de sua configuração para manter a privacidade dos usuários, ao contrário dos laptops tradicionais.

"A simplicidade e segurança do Chromebook faz com que seja o ideal para empréstimo aos usuários da biblioteca", disse o Diretora da Biblioteca Monique le Conge. "A biblioteca é um local para se iniciar qualquer coisa que a comunidade queira aprender, e Chromebooks são as ferramentas que podem ajudar nossos usuários a fazer exatamente isso."

As Bibliotecas Municipais de Palo Alto começaram a oferecer os Chromebooks para empréstimo em novembro de 2011 como uma alternativa para o popular programa de empréstimos de laptops para uso por duas horas na biblioteca. O interesse gerado por este novo equipamento, combinado com uma necessidade reconhecida para que os usuários passem mais tempo a explorar este tipo novo  computador baseado nas nuvens, levou a biblioteca a desenvolver um sistema para permitir aos clientes levá-lo para casa por 7 dias . Uma semana de prazo  dá aos usuários tempo suficiente para se familiarizar com o conceito do Chromebook de computação nas nuvens, com a sua utilização na prática do dia-a-dia.

"Esta é uma oportunidade incrível para a biblioteca tonar novas tecnologias acessíveis a todos, independentemente de renda ou de experiência em tecnologia", afirmou a bibliotecária Jessica Goodman. "A biblioteca de hoje não é só um lugar para pegar livros emprestados, mas também um lugar para qualquer um aprender as competências exigidas pela mercado que está em rápida e em contínua mundança." 

Abaixo o vídeo de apresentação do Chromebook (em inglês):




Seria ótimo se essa ideia viesse para o Brasil juntamente com os Chromebooks... quem sabe um dia isso acontece?




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...