30 de jan de 2012

O logotipo do Gmail só foi criado na noite anterior ao seu lançamento




Você costuma deixar as coisas sempre para a última hora? Bem, você não está sozinho nessa. De acordo com um postagem no Quora do ex-designer da Google, Kevin Fox, o responsável pela criação do logotipo do Gmail, Dennis Hwang, ficou trabalhando nele até tarde da noite anterior ao seu lançamento para conseguir finalizá-lo a tempo.


Kevin Fox se recorda:
O logotipo foi desenhado, literalmente, na noite anterior ao lançamento do produto. Ficamos até muito tarde e Sergey [Sergey Brin, CEO do Google] e eu descemos até a estação de Dennis para vê-lo fazer e finalizar o trabalho.

Fox diz que inicialmente tinham tentado fazer o logotipo do Gmail na mesma fonte que o logotipo do Google, uma fonte chamada Catull, criada em 1983. Mas a fonte Catull tem, como Fox diz, uma letra 'a' "muito estranha"  (ver imagem ao lado), o que a tornava inapropriada  para o logo do "Gmail". 

Dennis Hwang optou então por manter o "G" na fonte Catull e utilizar uma fonte sans serif para o resto do logo, que Fox acredita ser Pro Myriad (pelo que ele se recorda). O "m", é claro, aparece como um pequeno envelope, o símbolo onipresente do Gmail que todos conhecemos tão bem atualmente.

Eu nunca tinha reparado que o G do Gmail possui um estilo de letra diferente das demais letras do logotipo, e você?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...