29 de jan de 2012

Como gravar seus hangouts do Google+


Veja como gravar os seus hangouts no Google+ e depois compartilhar o vídeo no Youtube de forma simples e rápida, sem a necessidade de instalação de programas no seu computador.

Desde que o Google+ foi lançado, os hangouts (ou conferência em vídeo com até 10 pessoas) tem sido um dos recursos mais populares, tendo sido inclusive utilizado para apresentações de artistas como o Will.I.am do Black Eyed Peas nos Estados Unidos  e Marisa Monte aqui no Brasil.

Há algum tempo, foi implementado o Hangout ao Vivo, que permite que outras pessoas acompanhem a conferência entre os 10 participantes de forma on-line, no entanto esse recurso está disponível para um pequeno número de pessoas selecionadas pela Google, principalmente aquelas mais populares e ativas no site, como jornalistas e fotógrafos  americanos.

Portanto, várias pessoas questionam como gravar e compartilhar seus hangouts. Até que a Google disponibilize essa opção para o público em geral, algumas alternativas estão disponíveis para isso.

Uma das opções mais simples e com mais recursos que achei foi o existente no site  Screencast-O-Matic. Simples, porque permite a gravação em apenas um clique, além de posteriormente possibilitar colocar comentários e legendas no vídeo gerado, que pode também ser baixado diretamente para o Youtube.


Para experimentar, acesse o site, e site e siga os passos abaixo:

  1. Clique no botão Start Recording, Vai abrir uma área pontilhada para que seja definida a região da tela que será gravada. Neste momento, pode-se alternar para a tela onde será feito o hangout.
  2. Abaixo da área pontilhada, é possível configurar o microfone, ajustar o volume, a resolução a ser utilizada no vídeo e ligar a webcam em uma janela ao lado (no caso do hangout, deixe essa opção desligada).
  3. Quando estiver tudo pronto, clique no botão vermelho para iniciar a gravação. É possível  também pausar e recomeçar a gravação. Clique no botão Done quando quiser finalizar a gravação.

Após a finalização da gravação, será aberta uma janela com a opção de fazer o download do vídeo para um arquivo no seu micro, nos formatos MP4, FLV ou AVI, ou é possível também fazer o upload diretamente para o Youtube. Nesse momento, é possível ainda colocar anotações ou até carregar um arquivo em texto com a legenda.


E aí? Gostou da dica? 


Então comece a gravar os seus hangouts do Google+ e compartilhe com o mundo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...