10 de jan de 2012

Busca + Seu mundo - Google Brasil

As suas fotos, seus amigos, as suas coisas...

A Busca do Google sempre se encarregou de encontrar os melhores resultados para você. Às vezes, isso significa resultados da web pública, mas outras vezes trata-se do seu conteúdo pessoal ou coisas compartilhadas por pessoas importantes para você. Essas pessoas incríveis e este rico conteúdo pessoal é o que falta atualmente à sua busca. A busca ainda está limitada ao universo de páginas da web criadas publicamente, a maioria por pessoas que você não conhece. Bem, vamos mudar isso agora: o seu mundo, repleto de pessoas e informações, será levado para a busca.

A busca é uma ferramenta excepcional para se encontrar aquela agulha no palheiro de bilhões de páginas da web, imagens, vídeos, notícias e muito mais. Mas é óbvio que isso não é o suficiente. Você também precisa ser capaz de encontrar as suas próprias coisas na web, as pessoas que você conhece e tudo que compartilharam, além das pessoas que ainda não conhece mas que gostaria de conhecer... tudo isso em uma única caixa de busca.

Transformamos o Google em um mecanismo de busca que, além de entender o conteúdo, também compreende as pessoas e seus relacionamentos. Começamos esta transformação com a Busca nas Redes Sociais (link em inglês), e hoje, com três novos recursos, damos outro grande passo nesta direção:
  1. Resultados pessoais, que possibilitam que você encontre informações apenas para você, como postagens e fotos no Google+, tanto as suas quanto aquelas compartilhadas com você. Esses resultados só poderão ser vistos por você na página dos resultados;
  2. Perfis na busca, tanto no preenchimento automático quanto nos resultados, o que possibilita encontrar imediatamente pessoas próximas a você ou que tenha interesse em seguir, e;
  3. Pessoas e páginas, que ajudam a encontrar perfis pessoais e páginas do Google+ relacionados a um assunto específico ou área de interesse, além de possibilitar que você os siga com apenas alguns cliques. Porque atrás de quase toda consulta, há uma comunidade.
Em conjunto, esses recursos se combinam para criar a Busca + Seu mundo. A pesquisa torna-se simplesmente melhor com a inclusão do seu mundo e estamos apenas no começo.

Resultados pessoais

Digamos que esteja à procura de um destino para as férias. É claro que você pode pesquisar na web, mas e se quiser saber mais sobre as experiências que os seus amigos viveram nas férias deles? Assim como na vida real, as experiências dos seus amigos geralmente são muito mais significativas para você que o conteúdo impessoal presente na web. Com o seu mundo na pesquisa, você pode encontrar:
  • Postagens no Google+. Você pode encontrar as postagens relevantes dos seus amigos que comentaram no Google+ sobre uma viagem incrível, não importa se compartilharam em público ou privadamente com você. Você encontrará links compartilhados pelos seus amigos, como atividades, restaurantes e outras coisas com as quais eles se divertiram na viagem.
  • Fotos. Você pode encontrar lindas fotos de férias dos seus amigos bem ali na página de resultados da sua pesquisa. Além disso, pode achar suas próprias fotos no Google+ e no Picasa, com base nas legendas, comentários e título do álbum.
Resultados pessoais: uma história de família

Quando criança, minha fruta favorita era o Chikoo (conhecido no Brasil como sapoti), que é incrivelmente doce e saboroso. Alguns anos atrás, quando pegamos um cachorro para a família, decidimos nomear o doce animal em homenagem à minha fruta favorita.

Com o passar dos anos, compartilhamos muitas fotos de Chikoo (nosso cachorro) entre a família. Para mim, a consulta [chikoo] significa duas coisas muito doces e diferentes. Estas melhorias me proporcionaram a experiência mágica de encontrar os dois Chikoos que adoro, bem ali na página de resultados.



Esta é uma busca que realmente me conhece e me oferece uma página de resultados que apenas eu posso ver. E, ao mesmo tempo em que obtenho uma bela combinação de resultados pessoais com aqueles da web, eu também posso clicar no link no topo da página de resultados (seta vermelha) e ter a opção de pesquisar somente dentro do meu mundo.

Perfis na busca

Todos os dias, há milhões de buscas por pessoas. Às vezes, pode ser difícil encontrar a pessoa pela qual se procura. E, depois de encontrá-la, não existe nenhuma maneira rápida para que vocês interajam. A partir de hoje, você contará com formas significativas de se conectar imediatamente com pessoas a partir dos resultados da busca.

Agora, quando você digitar as primeiras letras do nome do seu amigo, uma predição de perfil personalizada aparecerá no preenchimento automático. Selecionar um perfil previsto levará você a uma página de resultados do seu amigo, que inclui informações do perfil dele no Google+ e resultados relevantes na web que podem ser relacionados a ele. E você pode viver essa experiência pessoal instantaneamente, graças ao Google Instant. Assim, quando eu pesquiso por [ben smith], agora encontro o meu grande amigo Ben em todas as vezes, em vez das centenas de outros Ben Smiths por aí (sem querer ofender nenhum deles!).



Além disso, você encontrará previsões do preenchimento automático para várias pessoas de destaque no Google+, como autores de grande qualidade do nosso programa piloto de autoria (link em inglês).


Quando selecionar esse perfil, se você for um usuário logado do Google+, verá também um botão para adicionar essa pessoa aos seus círculos diretamente da página de resultados de busca.


Pessoas e páginas

Como mencionei antes, atrás da maioria das consultas, existem comunidades. A partir de agora, se você pesquisar um assunto como [música] ou [futebol], poderá ver, no canto direito da página de resultados, pessoas de destaque que costumam discutir sobre o tópico no Google+. Você pode se conectar com eles no Google+, iniciar conversas interessantes e descobrir comunidades inteiras de uma forma que simplesmente não existia antes.



Controle, transparência e segurança sem precedentes

Quando se trata de segurança e privacidade, nós elevamos o padrão para a Busca + Seu mundo. Como parte das informações que você encontrará agora nos resultados de busca, inclusive fotos privadas e postagens do Google+, já é protegida pela criptografia SSL no Google+, decidimos que a página de resultados também terá o mesmo nível de segurança e proteção de privacidade.

Essa é parte da razão pela qual fomos o primeiro grande mecanismo de busca a ativar a busca via SSL por padrão para usuários logados(link em inglês), no ano passado. Isso quer dizer que, quando você está logado no Google, os resultados da sua busca, inclusive o seu conteúdo privado, são protegidos pelos mesmos padrões elevados de criptografia que suas mensagens pelo Gmail.

Também queremos ser transparentes sobre como nossos recursos funcionam e dar a você o controle sobre seu uso. Com estas mudanças, fornecemos configurações de controle e elementos de interface como aqueles encontrados no Google+. Por exemplo, os resultados pessoais são marcados como públicos, limitados ou somente para você. Além disso, as pessoas nos seus resultados são marcadas com o círculo do Google+ ao qual pertencem ou como conexões sugeridas.

Também incluímos um novo botão em destaque no canto direito superior da página dos resultados para que você possa ver como seus resultados ficam sem o conteúdo pessoal. Com um único clique, você pode ter uma visão impessoal dos resultados da busca.



Isso quer dizer que não haverá resultados dos seus amigos, sem informações privadas e sem personalização de resultados com base no seu histórico da web. Este botão aparece toda vez que uma busca é iniciada, mas você também pode defini-lo como padrão nas suaspreferências. Também é possível controlar separadamente os sinais de contexto que usamos (link em inglês), inclusive localização e idioma.

É transparência e controle sem precedentes sobre os resultados de busca pessoal.

Começa uma linda jornada

A Busca + Seu mundo será disponibilizada nos próximos dias para os usuários logados que pesquisarem no https://www.google.com em inglês.

Apesar de haver sete bilhões de pessoas e 510 milhões de quilômetros quadrados na Terra, um setilhão de estrelas e um trilhão de páginas na web, passamos nossas breves e preciosas vidas em uma cidade específica, com amigos e familiares específicos, em órbita de uma única estrela, além de contarmos com uma pequena fatia das informações do mundo. Nosso sonho é que a tecnologia possibilite a todos vivenciar a riqueza de todas as informações e pessoas à sua volta.

O nome da nossa empresa vem do número matemático googol para representar a nossa aspiração de indexar as inúmeras respostas nas páginas da web, mas isso é apenas uma parte da equação. A outra parte são as pessoas (people, em inglês), e é disso que se trata a Busca + Seu mundo.

Texto copiado integralmente do Blog do Google Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...